Sobre

Cidade


Conheça a história do nosso município.

História

A Região Pastoril de Nanuque, onde se localiza o Município, foi habitada primitivamente por índios machacalis, cujos remanescentes ainda eram encontrados na época do desbravamento, por volta de 1908. O início do povoamento deu-se em meados de 1930, quanto João Rodrigues dos Santos, José Caciano Bastos, Benício José Ferreira, Henrique Capitorio e Henrique Caporanga, à procura de terras férteis para o cultivo do café, estabeleceram-se no local, iniciando a formação de um pequeno povoado, atual Cidade.

O topônimo originou-se da grande produção cafeeira considerada como o “ouro verde” do município. Como já existiam, em território nacional, duas cidades com o nome de Ouro Verde, acrescentaram-lhe o nome do Estado onde se localiza o Município.

Gentílico: ouroverdense

Distrito criado com a denominação de Ouro Verde de Minas (ex-povoado de Ouro Verde),pela lei nº 1039, de 12-12-1953, subordinado ao município de Ataléia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Ouro Verde de Minas, figura no município de Ataléia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ouro Verde de Minas, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Ataléia. Sede no antigo distrito de Ouro Verde de Minas. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.